"Faça comensalismo e você será um protocooperador"

19 de março de 2010

Vazou a questão 22 do Enem 2010!

QUESTÃO 22: Leia ATENTAMENTE os textos seguintes para assinalar a afirmativa que não está errada; ou seja, assinale aquela ÚNICA QUE ESTÁ CORRETA sob o ponto de vista histórico. A seguir, reflita arduamente sobre a sua resposta.

TEXTO 1

A Idade Média se encaixa na linha histórica contida entre os séculos V e XV. Os renascentistas preferiam chamá-la "Idade das Trevas" diante da concepção de que ela rompeu com os valores da Idade Antiga, marcada principalmente pelo imperialismo romano. A valorização da Idade Média somente se deu a partir do Período Romântico, especialmente na literatura. O processo histórico mais marcante da Idade Média é caracterizado pela sociedade feudal. O feudalismo é considerado um projeto econômico, social e político preponderante na Idade Média, no entanto ele não se limita a apenas esse período. Sabe-se que ainda na Idade Contemporânea algumas nações apresentavam características típicas do feudalismo.

TEXTO 2

"Índio fazer barulho, uh!
Índio ter seu orgulho, uh!
Índio quer apito, mas também
sabe brincar...
(...)
Ô ô ô ô!
Ô ô ô ô!
Ô ô ô ôooooo!
(...)
Venha pra minha tribo,
eu sou cacique e
você é meu par!
Pego meu arco e flecha,
minha canoa
e vou pescar!"

(XUXA, cantora brasileira)

TEXTO 3

"Quantos portugueses são necessários para se afundar um submarino?
Resposta: Dois. Um para bater na porta, pelo lado de fora, e outro para abrir."
___________________________________________________


Agora responda:

O que os portugueses encontraram ao chegar ao Brasil?

a) SENOS E COSSENOS; dado que o matemático Isaac Newton, após a invenção da imprensa por Gutemberg, se mudou para o Brasil e aqui publicou seu mais famoso livro, "O leviatã", que fez enorme sucesso entre os escravos, pois lembrava aspectos do abolicionismo.

b) PETRÓLEO; abundante na "Baía de todos os santos", sua exploração demandou a criação da PETROBRÁS. Essa exploração desenfreada culminou na descoberta do petróleo da camada do pré-sal, o que atualmente tem dado origem a vários conflitos internos, especialmente no que diz respeito à divergência entre a distribuição de royalties de exploração.

c) LUTERO; que após uma discussão com os padres jesuítas a respeito da catequização indígena, decidiu fundar sua própria Igreja, hoje presidida pelo bispo Edir Macedo.

d) ÍNDIOS; que no processo de colonização viriam a ser submetidos à cultura dos europeus.

e) Platelmintos.

16 de março de 2010

"Goma de mascar pode ser o berço de novos dinossauros"



Por João José de Jesus, de Machu Pichu

Cientistas da Cova d`Anta University, juntamente com pesquisadores do Black Caetan U.H. afirmam ter encontrado uma forma de manipulação genética capaz de “ressuscitar” os antecessores dos atuais anfíbios: os dinossauros.

Depois de muitas tentativas frustradas, os cientistas conseguiram implantar, em uma goma de mascar, uma sequência genética do DNA do Tyranossauro maconhensis (da família dos Toxicomnis) retirada de uma amostra de urina congelada encontrada no interior da caverna de São Tomé das Letras, aquela mesma que une esta cidade às ruínas de Machu Pichu, no Peru. Conforme a datação por “Carbono 14”, essa amostra teria sido congelada há 6,234234234... anos-luz de anos. “Nós já conhecíamos os efeitos que a unidade do chiclete ‘Trident’, acoplada a um receptor elétrico para repelentes de pernilongos, produziam no organismo humano, induzindo a liberação de endorfinas e endocefalinas, além de atuar como um potente alucinógeno, mas não imaginávamos que o chiclete poderia nos fornecer a matéria-prima para a geração laboratorial de um dinossauro” – afirma o Dr. João José de Jesus, pesquisador-chefe do projeto.

Os pesquisadores do projeto corroboraram o boato de que, em breve, muitos filhotes de dinossauro serão doados para creches de alguns países africanos, a fim de verificarem se os pequenos tiranossauros ainda são capazes de manifestar o gene responsável pela sua dieta carnívora. Enquanto isso não ocorre, o mundo aguarda ansioso o desenrolar do inusitado experimento.

(Extraído da revista “Superirrelevante”)

4 de março de 2010

Eu ri

Afonso Pena, na porta de uma loja:

"Vende-se Hutensilios domesticus"

Carai, que bicho é esse que eles resolveram vender?