"Faça comensalismo e você será um protocooperador"

15 de novembro de 2010

Da série: "Ensinando o MEC a inventar questões"

QUESTÃO 53 - PROVA BRANCA

A) do amor

B) da paz

C) da alegria

D) do carbono

E) Platelmintos

Da série: "Ensinando o MEC a inventar questões"

QUESTÃO 55 - PROVA BRANCA


A) na linhagem gametogênica do planeta, uma vez que, segundo a teoria da “Seleção Natural de Darwin”, o ambiente atuou na seleção de planetas sem listras, da mesma forma que ocorreu na população de zebras, que culminou no surgimento dos primeiros cavalos.

B) proporcionada por extraterrestres oriundos do planeta Marte. Segundo as pesquisas mais recentes, várias naves de alienígenas teriam deixado o planeta Marte com o objetivo de encontrar água em Júpiter, pois a escassez de chuva em Marte acarretou um dos períodos mais secos da história dos marcianos. Os ET´s teriam usado superaspiradores de umidade para sugarem todas as nuvens do hemisfério sul do planeta, a fim de alimentarem os seus corredores hídricos.

C) na camada de ozônio do planeta Júpiter, que a cada dia tem sido mais destruída. Isso acontece por causa das constantes queimas de combustíveis fósseis na geração de energia para as indústrias jupterianas. Essa queima acaba por liberar na atmosfera gases CFC, que ainda podem acidificar a chuva, destruindo importantes heranças arqueológicas da população de Júpiter.

D) na densidade das nuvens que compõem o planeta

E) Platelmintos

4 de novembro de 2010

Vazou a questão 45 do Enem 2010!!!

QUESTÃO 45 - ENEM 2010


Leia os três textos seguintes:

TEXTO 1:

ANCILOSTOMÍASE

Infecção intestinal causada por nematódeos, que pode apresentar-se assintomática, em caso de infecções leves. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer hipoproteinemia e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com freqüência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia ferropriva.
Sinonímia:
Amarelão, opilação, doença do Jeca Tatu.
Agente etiológico:
Nematóides da família Ancylostomidae : A. duodenale e Necator Americanus.
Reservatório:
O homem.
Modo de transmissão:
Os ovos que estão nas fezes são depositados no solo onde se tornam embrionados. Em condições favoráveis de umidade e temperatura, as larvas se desenvolvem até chegar ao 3o estágio, tornando-se infectantes em um prazo de 7 a 10 dias. A infecção nos homens se dá quando essas larvas infectantes penetram na pele, geralmente pelos pés, causando uma dermatite característica. As larvas dos ancilóstomos, após penetrarem através da pele, passam pelos vasos linfáticos, ganham a corrente sangüínea e nos pulmões penetram nos alvéolos. Daí migram para a traquéia e faringe, são deglutidas e chegam ao intestino delgado, onde se fixam, atingindo a maturidade ao final de 6 a 7 semanas, passando a produzir milhares de ovos por dia.
Período de incubação:
Semanas ou meses após a infecção inicial.
Período de transmissibilidade:
Não se transmite de pessoa a pessoa, porém os indivíduos infectados contaminam o solo durante vários anos, quando não são adequadamente tratados. Em condições favoráveis, as larvas permanecem infectantes no solo durante várias semanas.

(www.saude.gov.br - Site do Ministério da Saúde)

TEXTO 2:

-Amigo Jeca, o que você tem é doença.
-Pode ser. Sinto uma canseira sem fim, e dor de cabeça, e uma pontada aqui no peito que responde na cacunda.
-Isso mesmo. Você sofre de anquilostomiase.
-Anqui... o quê?
-Sofre de amarelão, entende? Uma doença que muitos confundem com a maleita.
-Essa tal maleita não é a sezão?
-Isso mesmo. Maleita, sezão, febre palustre ou febre intermitente: tudo é a mesma coisa, está entendendo? A sezão também produz anemia, moleza e esse desânimo do amarelão; mas é diferente. Conhece-se a maleita pelo arrepio, ou calafrio que dá, pois é uma febre que vem sempre em horas certas e com muito suor. O que você tem é outra coisa. É amarelão.

O doutor receitou-se o remédio adequado; depois disse: "E trate de comprar um par de botinas e nunca mais me ande descalço nem beba pinga, ouviu?"

(Urupês - Monteiro Lobato)


TEXTO 3:

Tristeza do Jeca

Nestes versos tão singelos
Minha bela, meu amor
Prá você quero contar
O meu sofrer e a minha dor
Sou igual a um sabiá
Que quando canta é só tristeza
Desde o galho onde ele está
Nesta viola canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade
Eu nasci naquela serra
Num ranchinho beira-chão
Todo cheio de buracos
Onde a lua faz clarão
Quando chega a madrugada
Lá no mato a passarada
Principia um barulhão
Nesta viola, canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade
Lá no mato tudo é triste
Desde o jeito de falar
Pois o Jeca quando canta
Dá vontade de chorar
E o choro que vai caindo
Devagar vai-se sumindo
Como as águas vão pro mar.

(Composição: Angelino de Oliveira)

Imagine que você é um escritor que foi obrigado pelos pais a estudar ARTE, quando o seu verdadeiro interesse era a BIOLOGIA. Atualmente, você está prestes a publicar um livro a ser lançado na escola pública do seu bairro e esse livro trata da doença conhecida como "Amarelão". Imagine que neste momento você se encontra dentro de um ônibus da sua cidade, e observa pregadas nas poltronas várias imagens, que na verdade retratam pinturas famosas. Você resolve que irá colocar uma dessas imagens na capa do seu livro.

Considerando os textos que você leu anteriormente e a hipótese levantada, ESCOLHA dentre as seguintes imagens aquela que MELHOR serviria para ser a "capa do livro":